17 de mar. de 2016

Atendentes da Ciade recebem curso de capacitação


Profissionais que recebem as ligações de emergência participam de aulas para melhorar qualidade do atendimento e são iniciados no uso do SGO 2.0, tecnologia que tornará mais rápido o despacho de viaturas  



Como parte das medidas previstas para melhorar o serviço de atendimento da Ciade (Central Integrada de Atendimento e Despacho) à população, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social está promovendo um curso para os atendentes das chamadas de emergência. As aulas começaram na última segunda-feira (14/03) e vão até o próximo dia 29/04 e incluem disciplinas como Orientação e Localização no DF – em que os atendentes repassam os principais pontos de referência das diferentes regiões administrativas e Suporte Básico de Vida – em que, a partir de informações sobre primeiros socorros, poderão orientar as pessoas em situações de emergência a tomarem as medidas necessárias até a chegada do socorro.

O curso é dirigido aos 140 policiais militares e bombeiros que fazem o atendimento na Ciade. “As disciplinas foram desenvolvidas a partir das necessidades que verificamos no dia a dia. O conhecimento sobre os pontos de referência, por exemplo, é essenial para dar agilidade ao despacho. O atendente precisa extrair a informação correta da pessoa que está ligando e passá-la da maneira mais precisa possível para os policiais que estão na viatura, em operação”, afirma o coronel Márcio Pereira da Silva, subsecretário de Integração de Operações de Segurança da SSP.


Na disciplina Suporte Básico de Vida (SBV), os participantes aprimoram os conhecimentos técnicos para realizar atendimentos, como, por exemplo, o de um bebê engasgado, de uma pessoa com mal súbito ou de uma mulher em trabalho de parto. O objetivo é que o atendimento prestado por telefone seja eficaz o suficiente para que a situação seja mantida sob controle até a chegada das viaturas de emergência.
Novo sistema

O curso também inclui um aperfeiçoamento em tecnologia para que os atendentes comecem a operar o SGO 2.0, novo sistema operacional desenvolvido na SSP que está sendo implantado na Central. O SGO 2.0 permite que os atendentes consigam mapear o local de origem de chamadas feitas por celular, já que o sistema é integrado a uma plataforma de georeferenciamento. Essa funcionalidade permite a localização imediata das cercanias de onde vem a chamada.

Outra novidade é o acesso, pelo setor de teleatendimento, a câmeras públicas instaladas na cidade, o que facilita a compreensão da situação de emergência. Hoje o setor tem acesso a seis câmeras, que estão localizadas na Via Contorno do Guará, na Estrada Parque Taguatinga-Guará, na Estrada Parque Ceilândia, no Eixo Monumental, na Avenida Paranoá e na via ESPM, que dá acesso à W3 Sul.

O curso para os atendentes da Ciade está sendo ministrado por profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Distrito Federal, na Escola de Governo de Brasília. Entre os dias 14 de março e 29 de abril, seis turmas de atendentes serão capacitadas. Em cada semana, uma turma terá aula, com carga horária de 30 horas-aula. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e atende ao Eixo III do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, que busca o aumento da confiança e a melhoria dos serviços públicos de segurança.

Reformulação da Ciade
Anunciada em janeiro pelo governador Rodrigo Rollemberg e pela secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, a reformulação da Ciade incluiu o reforço na quantidade de atendentes, que passou de 77 para 107 policiais militares no número 190 e de 41 para 49 bombeiros militares no atendimento ao 193. O curso de capacitação e a implantação do SGO 2.0 correspondem a segunda etapa desta reformulação.


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Por JDF Brasil / Com informações da Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do DF

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