4 de ago. de 2016

Turista olímpico: todas as informações que o visitante precisa apenas num click

Esportes, turismo e cidades


Os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos esportivos do mundo e sua origem nos leva à Antiga Grécia, quando eram praticados na cidade de Olímpia. Os primeiros jogos olímpicos foram realizados em Antenas, na Grécia, em 1896. Apesar das muitas interrupções em virtude das consequências geradas por guerras, os jogos consolidaram-se ao longo do século XX, gerando uma especialização de esportistas nunca antes vista. Esse fato tornou a Olimpíada um dos mais expressivos eventos de massa do mundo.


Pela primeira vez na história, os jogos olímpicos e paraolímpicos chegam à América do Sul e terão o Brasil como país sede. O evento, que começa no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, deve receber entre 350 e 500 mil visitantes, segundo dados da EMBRATUR. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas, como rede de transporte, moradia e instalações esportivas. Sem contar nos inúmeros novos postos de trabalho que são gerados direta ou indiretamente por meio do evento.

Atenta às possíveis demandas destes turistas que chegam de várias partes do mundo, a advogada Luciana Atheniense, especialista em Direito do Turismo e do Consumidor, lançou o guia digital Turista Olímpico, acessado dentro do portal Viajando Direito, (www.viajandodireito.com.br/turistaolimpico)  ou no site http://turistaolimpico.com.br/ focado nos direitos e deveres dos visitantes que estarão no Brasil participando dos Jogos Olímpicos.

“O guia foi redigido em três idiomas (português, inglês e espanhol) e busca esclarecer quais são os direitos dos turista/consumidor em relação aos serviços de transportes utilizados (aéreo e terrestre), hospedagem, dicas para contratar os serviços turísticos com segurança,  além de outras informações úteis ao viajante: documentos necessários para viajar, vistos, vacinas, fuso horários, temperaturas dentre outras informações”. Neste guia, o turista encontrará tudo que é necessário para sua estadia no Brasil durante o evento, com conforto e segurança, podendo acessar os dados por meio do celular, de onde estiver, com toda a comodidade”, destaca Luciana.

Os Jogos Olímpicos podem proporcionar um significativo avanço econômico para a cidade e o país-sede do evento. Embora o fato de se candidatar ao megaevento exija uma série de responsabilidades, principalmente em relação à infraestrutura das cidades-candidatas, os benefícios econômicos gerados pelos jogos são bem maiores do que os próprios investimentos para a sua realização. O Rio de Janeiro sediará as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada, além de grande parte dos jogos. Outras cinco capitais foram escolhidas para receber as partidas de futebol. Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo também farão parte do circuito olímpico.

O guia– Turista Olímpico

Há dezesseis anos, o portal Viajando Direito (www.viajandodireito.com.br) tem informado ao turista/consumidor sobre os seus direitos e deveres em relação aos serviços contratados, sejam eles vinculados ao transporte aéreo, terrestre, hospedagem, locação de veículos, agências de turismo, dentre outros. Diariamente, são publicadas notícias nacionais e internacionais, decisões judiciais, dicas de viagens, artigos, legislação brasileira, além de temas referentes aos prestadores de serviços turísticos.

Dentro do portal, a advogada Luciana Atheniense criou o guia Turista Olímpico: Conheça seus Direitos e Deveres, com o objetivo de prestar esclarecimentos úteis aos visitantes brasileiros e estrangeiros. O guia desenvolvido em três idiomas – português, inglês e espanhol, traz informações úteis para que, de forma rápida e eficiente, o viajante saiba como proceder e a quem recorrer caso necessite de auxílio ou de proteção a seus direitos.

“Em 2014, elaboramos a Copa do Mundo o guia virtual Turista BH, que foi distribuído no ano anterior durante a Copa das Confederações, para a população em Belo Horizonte nos postos da BELOTUR (Empresa Municipal JDF de Turismo de Belo Horizonte). A excelente repercussão deste primeiro projeto trouxe a inspiração e a certeza de que havia demanda para a criação do guia turista olímpico”, conclui Luciana.

Por JDF Brasil / Com informações Ampla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário