12 de abr. de 2016

Dia Mundial da Voz

Ação com médicos e fonoaudiólogos destaca o Dia Mundial da Voz no DF


Para marcar o Dia Mundial da Voz (16 de abril), a Associação de Otorrinolaringologia do Distrito Federal preparou ação para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o aparelho vocal. O evento gratuito, com a presença de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, contará com ação educativa e uma laringe gigante inflável montada no canteiro central do Eixo Monumental – próximo à Rodoviária. Será dia 14 de abril, quinta-feira, das 8h às 17h.

Durante todo o dia, profissionais da saúde estarão à disposição para tirar dúvidas específicas e orientar os visitantes. Haverá distribuição de folhetos sobre os cuidados com a voz e incursões guiadas pelo móbile gigante que reproduz a laringe, onde ficam as cordas vocais. O objetivo é prestar esclarecimentos e abordar as principais doenças e situações que devem ser investigadas.


Gritar, pigarrear e tossir forçadamente podem resultar em traumas nas cordas vocais, seguidos de ardência na garganta, cansaço, distorções na fala e até a perda total ou parcial da voz. Problemas assim pedem cuidados especiais e acometem não só profissionais de diferentes categorias, como professores e atendentes de telemarketing, mas também pessoas que não utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Outra preocupação dos especialistas é a incidência do câncer de laringe. Há grandes chances de cura (de 80 a 100%) quando o diagnóstico e tratamento adequado são realizados na fase inicial da doença. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) prevê 7.365 novos casos no Brasil – são 4 mil mortes anualmente.

O evento da Associação de Otorrinolaringologia do Distrito Federal é aberto ao público de todas as idades e faz parte de uma campanha de utilidade pública com promoção da saúde. A data mundial pela voz é comemorada desde 2003.


DICAS PARA CUIDAR DA VOZ

-          Não fumar
-          Não forçar a voz
-          Não pigarrear ou tossir excessivamente
-          Não gritar ou cochichar
-          Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras
-          Ingerir bastante água em temperatura ambiente (evitar líquidos gelados)
-          Evitar bebidas alcoólicas
-          Evitar alimentos que causem azia ou má digestão
-          Evitar ambientes com muita poeira, mofo ou cheiros fortes
-          Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos e quando estiver gripado ou com alguma crise alérgica
-          Em caso de problemas com a voz, consulte um médico otorrinolaringologista

Serviço.
Campanha da Voz em Brasília
Data: 14 de abril (quinta-feira)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Canteiro Central do Eixo Monumental, próximo à Rodoviária do Plano Piloto (altura do Teatro Nacional)


Por JDF Brasil - Com informações da Assessoria de Imprensa Roberta Teles - Ana Carolina Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário