A segunda temporada das apresentações acontece no período de 10/8 a 16/12
De amanhã (10) até 16 de dezembro, será realizada a segunda temporada do “Tributo a Paulinho da Viola”, que teve início em março deste ano. Promovido pelo Clube do Choro de Brasília, a iniciativa visa propagar a cultura do choro entre os brasilienses.
O gerente de patrocínio do BRB, João Eduardo Silveira, destaca que esta iniciativa encaixa-se na proposta do CulturArte BRB de disseminação da cultura: “O projeto apresenta-se de forma completa e destina-se a toda população. Além disso, é extremamente rico no viés musical, uma vez que Paulinho da Viola é considerado uma referência no gênero”, explica.
Além de sambista, Paulo César Baptista de Faria, o cantor e compositor Paulinho da Viola, 73 anos, é reconhecido pelos choros que compôs, principalmente a partir de 1970, quando o gênero musical ressurgiu e se disseminou no país.
O presidente do Clube do Choro de Brasília, Henrique Lima Santos Filho, mais conhecido como “Reco do Bandolim”, explica o projeto: "A cada ano, desde 1977, selecionamos um grande nome da música brasileira para servir de tema ao projeto. A partir daí, procuramos aprofundar os trabalhos em torno da vida e da obra do homenageado. Inicialmente, este projeto era local, mas com o passar dos anos, ganhou dimensão nacional e internacional", ressalta.
Ainda de acordo com Reco do Bandolim, a música brasileira está entre as melhores do mundo e representa o Brasil em qualquer parte do mundo. “O choro está na base da música brasileira, genuína, além de ser anterior ao samba. Artistas como Pixinguinha e Ary Barroso, por exemplo, estão, frequentemente, fora da grande mídia. Isso acontece porque vivemos um tempo em que o comercial se sobrepõe. Assim, não devemos negligenciar a cultura. Nesse contexto, ressalto a importância do patrocínio do BRB ao projeto. Trata-se de uma química bem sucedida: uma instituição da cidade, como o Banco de Brasília, da qual os brasilienses sentem orgulho, atrelada a uma atividade cultural que também é querida pela cidade, como é o Clube do Choro. Esse patrocínio trará, sem dúvida, um imenso capital de simpatia para a Instituição na medida em que fica explicitado seu apoio à cultura", finaliza.
No tributo deste ano serão realizados 57 shows. Os artistas convidados deverão apresentar sua visão, através de arranjos, a propósito da obra do homenageado.
O Clube do choro já realizou cerca de 1.700 espetáculos que foram assistidos por 750 mil pessoas.
Outros projetos
Dentre as iniciativas do Clube do Choro de Brasília, Henrique Filho destaca uma grande conquista: a primeira Escola Brasileira do Choro Raphael Rabello, criada em 1998. Desde 2004, a escola funciona em uma sede cujo projeto arquitetônico foi assinado por Oscar Niemeyer, e hoje atende cerca de 1.200 alunos.
Serviço
Tributo a Paulinho da Viola
Data: de 10/8 a 16/12/16, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras
Horário: a partir das 21h30
Local: Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural – Bloco G – Eixo Monumental)
Público: população em geral - acima de 14 anos
Por JDF Brasil / Com informações do BRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário