12 de mai. de 2013

Esqueceu as chaves de casa? Abra sua porta com aplicativo pelo Smartphone

Estudante da UnB cria um aplicativo que abre portas,  pelo Smartphone, de qualquer lugar onde esteja 

Foto: CDT/UnB
Foto: CDT/UnB
Pedro Salum, um estudante de Engenharia de Computação, da Universidade de Brasília (UnB), criou um aplicativo que permite ao usuário abrir determinada porta de qualquer lugar em que ele esteja. Para isso, basta ter acesso à internet banda larga sem fio.

O aluno que é membro da empresa Loop situada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, passou cerca de dois meses desenvolvendo a ideia.  

 O sistema depende de:
·  uma central, conectada à internet e à energia elétrica;
·  uma fechadura eletrônica – semelhante às de portões;
·  um celular; e,
·  e acesso às senhas do wi-fi.    
Foto: CDT/UnB
Com o aplicativo, “Se estou viajando e preciso entrar em casa para dar comida para o cachorro, eu posso pedir a alguém que faça isso para mim. Basta ter o aplicativo no celular e internet Wi-Fi", afirmou Salum.

Também é possível agendar o tempo em que uma pessoa pode ter acesso à abertura da porta, ou seja, autorizar para uma única situação, que um funcionário da sua casa possa acionar o comando de segunda à sexta, nos dias em que ele trabalha.

Segundo o empresário Caique Peixoto, arquiteto de Engenharia de Software da Loop, o próximo passo é ampliar o sistema para automação residencial, o que permitiria controlar janelas, persianas e luzes, por exemplo.

Os estudantes empreendedores já têm propostas de patrocínio. 

O aplicativo está disponível apenas para aparelhos da Apple, mas o grupo pretende ampliar a oferta para outras plataformas.

Por Redação Jornal DF Brasil / Informações UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário