26 de mai. de 2013

Traqueia feita com impressora 3D salva bebê nos EUA


Cientistas norte-americanos criaram um dispositivo que reabilitou por completo a anomalia dos brônquios do bebê.
O pequeno Kaiba, com pouco mais de um ano de idade, ganhou uma nova oportunidade de vida depois de receber uma prótese, feita a partir de uma impressora 3D, que o ajuda a respirar.
Em conjunto com o seu colega Scott Hollister, Glenn Green, professor de Otorrinolaringologia Pediátrica da Universidade de Michingan, desenhou o modelo de uma traqueia e dos brônquios em computador.
Depois ganhou forma com a ajuda de uma impressora 3D a laser.

"Foi incrível. Assim que a prótese foi introduzida, os pulmões começaram a ir para cima e para baixo pela primeira vez e nós soubemos que tudo iria correr bem", explica Glenn Green, professor de Otorrinolaringologia Pediátrica da Universidade de Michingan.
O menino Kaiba nasceu com uma má formação dos brônquios, que impossibilitava o ar de chegar aos pulmões.
A criança vivia sistematicamente ligada a um ventilador.
Em Fevereiro de 2012 o menino foi submetido a uma cirurgia.
Hoje, seu organismo está completamente adaptado ao implante.
Por ser constituído por organismos vivos, ao fim de três anos a prótese vai ser absorvida pelo corpo de Kaiba e passará a ser parte integrante dele.
"O caso do Kaiba é definitivamente o auge da minha carreira até agora. Construir algo que um cirurgião pode utilizar para salvar a vida de alguém? É um sentimento tremendo", admite Scott Hollister.
Esta nova conquista que garantiu uma nova oportunidade de vida a Kaiba poderá ajudar mais crianças em todo o mundo que nascem com a mesma condição - a traqueobroncomalacia severa que, muitas vezes, leva à morte.
Os dois pesquisadores da Universidade de Michingan já utilizaram a mesma técnica de produção em 3D para devolver estruturas de orelhas, narizes e mesmo de ossos para outros pacientes.






Por Redação Jornal DF Brasil / Com informações do Boas Notícias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário