28 de ago. de 2016

Jogos dos Institutos Federais

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) sediará, entre 27 e 31 de agosto, a Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Cerca de 700 alunos e mais de 200 profissionais participarão dessa fase da competição, da qual sairão as equipes que farão parte da etapa nacional, prevista para acontecer entre os dias 5 e 9 de outubro, em Brasília.


A competição se divide em 11 modalidades: natação, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal e futebol. Com entrada gratuita, as partidas de Manaus serão realizadas na Vila Olímpica, na Arena Amadeu Teixeira, no Clube do Trabalhador - Sesi, na Praia da Ponta Negra, no Ginásio Renê Monteiro e nos campi Manaus Centro (CMC) e no Manaus Distrito Industrial (CMDI).

Para o técnico da equipe de natação do Ifam, professor Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard, a integração entre alunos e a socialização de culturas são alguns dos pontos positivos dos jogos. Para o professor, o evento é importante para a instituição, mas mais importante ainda para o desporto brasileiro. “Os atletas de alto rendimento vêm da base, vêm dessas pequenas disputas. Esse evento é para o futuro dos próximos grandes eventos esportivos.” O professor também destaca o auxílio que o esporte traz ao processo educacional. “Meus melhores alunos são meus melhores atletas”, diz. Na opinião do educador, o técnico é o grande responsável pela evolução do aluno atleta nas competições e na sala de aula. “Precisamos promover essa motivação constante, para mostrar que o treino não é para prêmio, mas para vencer na vida”, conclui Gustavo.

Durante a abertura do evento serão homenageados profissionais que se dedicam ao crescimento da educação profissional e tecnológica por meio do esporte. Um deles é o ex-treinador Amadeu Teixeira Alves, ícone do futebol local, por sua dedicação ao esporte amazonense.

Os JIFs 2016 serão promovidos pelo Ifam, com apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da empresa Procter & Gamble (P&G). Os institutos patrocinam o deslocamento dos atletas e os parceiros, a hospedagem.
Assessoria de Comunicação Social

Palavras-chave: MEC, JIFs, natação, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal, futebol, Insititutos Federais.

Por JDF Brasil / Com informações da Assessoria de Imprenda do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário