28 de ago. de 2016

MEC premiará experiências de combate ao Aedes aegypti e de inovação tecnológica

O Ministério da Educação vai contemplar ideias e experiências bem-sucedidas que promovam a inovação na educação profissional e tecnológica, e que apresentem soluções para o enfretamento ao mosquito Aedes aegypti e à microcefalia. A ação faz parte dos concursos Desafio da Educação Profissional e Tecnológica e Desafio da Educação ZikaZero, ambos abertos à participação de estudantes, profissionais de cursos técnicos ou de graduação de institutos federais, de universidades federais ou escolas públicas estaduais ou municipais. Os prazos e formulários de inscrição, bem como as datas de premiação, podem ser encontrados nos sites desafiodaeducacao.mec.gov.br e desafiozikazero.mec.gov.br.


Para o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcos Viegas, os concursos inovam ao colocar a sociedade em papel de protagonismo, além de estimular o desenvolvimento e o intercâmbio de ideias. “É uma estratégia de mobilização que possibilita à população propor, avaliar e compartilhar soluções inovadoras de alto impacto para aprimorar temas relevantes de interesse social, a exemplo da educação profissional e tecnológica e da saúde pública”, salienta Viegas.

Os prêmios podem chegar a R$ 2 mil, na categoria individual, e R$ 25 mil na categoria de curso ou instituição indicada. Nessa última classificação, podem concorrer escolas públicas estaduais e municipais do país e cursos de graduação e técnicos de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. As sugestões cadastradas nas plataformas de cada um dos concursos ficarão disponíveis para avaliação popular. Ao final do período estabelecido pelos editais, será gerado um ranking com os primeiros colocados, classificados por critérios como o somatório de pontos e o engajamento com o tema.

Mais informações sobre as premiações estão disponíveis nos editais Desafio da Educação Profissional e Tecnológica (nº52/2016)eDesafio da Educação ZikaZero nos editais, e (nº55/2016).

Por JDF Brasil / Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário