Doze filmes produzidos no Distrito Federal disputam o 21º Troféu Câmara Legislativa, concorrendo a R$ 200 mil em prêmios, a partir dos dias 24/9 (sábado) e 25/9 (domingo). Os filmes serão exibidos na Mostra Brasília e integram a programação oficial do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 20 a 27 de setembro, no Cine Brasília. Os filmes serão reprisados nos dias 26 e 27, no auditório da Câmara Legislativa.
Este ano a premiação completa a importante marca de 21 anos ininterruptos de reconhecimento à produção cinematográfica local. Ao longo deste tempo, o regulamento e as categorias de premiação foram sendo aprimorados, a partir de um diálogo com os produtores do DF. A premiação agora conta com 11 categorias no Júri Oficial e mais dois ganhadores de acordo com a votação do Júri Popular.
A 21ª edição do Troféu recebeu 57 inscrições. Uma comissão de seleção formada por cinco especialistas escolheu seis longas e seis curtas para exibição e disputa dos prêmios.
A Mostra Brasília, que exibirá os filmes produzidos no Distrito Federal que concorrem ao 21º Troféu Câmara Legislativa, acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês (sábado e domingo), no Cine Brasília. A Mostra faz parte da programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontecerá entre os dias 20 e 27 de setembro.
No sábado (24) e no domingo (25), os filmes serão exibidos no Cine Brasília em sessões às 11h, 14h e 16h30.
A Mostra Brasília vem se consolidando ao longo das últimas edições do Festival de Cinema como um dos pontos fortes do certame. Um público apaixonado acompanha as sessões lotadas do Cine Brasília, reforçando a importância do reconhecimento à produção cinematográfica local. Outra característica do público da Mostra é o vínculo com as produções em exibição, que reúne participantes, familiares e amigos dos realizadores.
O Júri Oficial, que escolherá os ganhadores em 11 categorias, é formado pela atriz, cantora, produtora e apresentadora com destacada carreira no teatro, no cinema e na televisão, Maria Ceiça, do Rio de Janeiro; Paulo Moraes, do DF, professor de Direção e Roteiro do curso de Fotografia e Cinema do IESB, formado em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais e mestre em Educação pela UnB, e Marcelo Lyra, de São Paulo, formado em jornalismo pela PUC-SP, que atuou como crítico de cinema no jornal O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde e é colaborador de publicações na área de cinema.
Vencedores - O anúncio dos vencedores acontecerá na solenidade de premiação do Festival de Cinema de Brasília, em 27 de setembro, a partir das 19h, também no Cine Brasília. No ano passado, o grande vencedor do Troféu Câmara foi o filme “Santoro, o homem e sua Música", de John Howard Szerman, que conta a trajetória do maestro Cláudio Santoro, e levou os prêmios do júri oficial nas categorias melhor filme longa-metragem, melhor direção e melhor trilha sonora.
Por JDF Brasil / Com informações da Assessoria de Imprensa CLDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário