22 de set. de 2016

BRB apoia a 49ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O evento se estende até dia 27

A 49ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começou na noite de ontem e estende-se até o dia 27/09. Hoje se iniciam as mostras competitivas e as paralelas. Além da programação tradicional, que envolve debates, filmes, seminários e o “Festivalzinho” (ação destinada aos alunos da rede pública, realizada no Museu da República durante a semana), Sérgio Fidalgo, coordenador geral do Festival, destaca as novidades desta edição: “Aumentamos a quantidade de filmes longa metragem, de seis para nove; e nossas paralelas começam às 15h, com várias sessões durante essa semana. Temos, ainda, a instituição da medalha de Paulo Emílio Sales Gomes, um dos criadores do Festival e que este ano estaria completando 100 anos”, destacou Sérgio.


O coordenador comenta, ainda, sobre a importância do apoio do BRB ao projeto. Segundo ele, as ações e o relacionamento se estreitam ano a ano e destaca: “Atividades de debates e seminários, por exemplo, são custeados em parte pelos recursos do BRB”, comentou.

Este Festival é considerado o mais antigo evento dedicado ao cinema nacional no país. Nesse contexto, o gerente de patrocínio do BRB, João Eduardo Silveira, lembra que o Banco apoia o evento desde 1998 e que o Festival faz parte da história do BRB. “O Banco tem um histórico bastante positivo no apoio a eventos culturais. O resultado é sempre muito significativo, tanto para o Banco, como para a população. Além disso, o Festival é um marco no cinema nacional e um dos principais festivais de cinema do Brasil. E no aniversário de 50 anos do BRB não poderíamos ficar de fora deste projeto”, finalizou.

A entrada do Festival para as mostras competitivas custa R$ 12 (inteira) e as mostras paralelas têm entrada franca. As inscrições para seminários e palestras já se encerraram. Os interessados podem participar como ouvinte, limitada à lotação das salas, sem direito a certificado de participação.

A programação completa do evento está disponível no site www.festbrasilia.com.br.

Concurso BRB
Seguindo a linha do Festival, o BRB realizou dois concursos culturais: em um, era preciso enviar um vídeo de 30’, de autoria própria, abordando três temas – Brasília, cultura e BRB; em outro, era preciso colocar o BRB no título do nome de um filme favorito do participante. Os ganhadores foram contemplados com um par de ingressos para cada dia da semana, durante todo o Festival.

Serviço:
49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Data: de 20 a 27/9
Local: Cine Brasília
Entrada para mostras competitivas: R$ 12 (inteira)
Entrada para mostras paralelas: franca


Por JDF Brasil  / Com informações da Assessoria de Imprensa BRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário